A principal intenção de todo investidor é saber quando algum ativo está caro ou barato, para que, deste modo, ele sempre possa comprar ou vender no melhor momento possível. E um dos ativos que mais se fala sobre a possibilidade de estar caro é o mercado de tecnologia dos EUA. Ao longo deste artigo, irei trazer um estudo no qual comparamos o índice Nasdaq com o índice de ações industriais, o Dow Jones.
A metodologia foi muito similar à utilizada no cálculo do Indicador do Buffett, no qual se divide um índice pelo outro (no caso do indicador do Buffett, divide-se o valor total de mercado das ações dos EUA pelo PIB), calcula-se a média exponencial de toda a série história e se mede o desvio padrão em relação a essa média.
Os dados foram pegos em valores diários desde 1971 até o dia 26 de abril de 2024 para ambos os índices. É importante também destacar que ambos os índices estão em termos nominais e sem considerar o reinvestimento dos dividendos.
NASDAQ E DOW JONES
Analisando os últimos 53 anos, podemos notar que o índice Nasdaq realmente teve um desempenho superior, quando comparado com o índice de empresas industriais.
NASDAQ EM RELAÇÃO AO DOW JONES
Como resultado, quando comparamos o desempenho do Nasdaq em relação ao Dow Jones, vemos que ele teve uma tendência de alta. E, utilizando este desempenho relativo, podemos calcular a sua linha de tendência exponencial, que busca capturar essa tendência de longo prazo.
DESVIO PADRÃO AO LONGO DO TEMPO
Fazendo os devidos cálculos do desvio padrão, notamos que talvez o atual nível do Índice Nasdaq não esteja tão elevado assim. Em relação a linha de tendência exponencial, o atual patamar sinaliza um desvio padrão para cima de 1,3, o que poderíamos considerar um pouco acima da média.
Contudo, em ao menos 3 outros momentos da história o Nasdaq estaria mais caro, e foram eles entre 1981 e 1985, atingindo 3,3 desvios padrões, a bolha da internet nos anos 2000, com o espantoso resultado de 7,1 desvios padrões, e no pós pandemia, entre 2020 e 2021, chegando a 2,2 desvios padrões.
CONCLUSÃO
Como conclusão, os dados nos sugerem que, ao menos utilizando esta métrica, talvez o índice de tecnologia dos EUA, o Nasdaq, não esteja tão caro quanto alguns investidores sugerem, mas sim, apenas “um pouco caro”. Contudo, é sempre importante analisar vários indicadores, para se chegar em uma conclusão mais assertiva.
Se você busca ajuda de um time qualificado e independente para te guiar nesses movimentos de mercado, entre em contato com a Zanella Wealth: https://zanellawealth.com.br/contato/