Bitcoin: Melhor Retorno Ajustado ao Risco Que Existe

Retornos do Bitcoin vs. Principais Classes de Ativos

Este gráfico de barras verticais usando dados da Bloomberg para comparar o índice de Sharpe do Bitcoin com os de outros ativos e benchmarks. Ele mostra que, ao longo dos últimos 1, 5 e 10 anos, o Bitcoin ofereceu um melhor retorno ajustado do que muitos ativos diferentes.

O Bitcoin teve um retorno anual médio de 230% nos 10 anos entre março de 2011 e 2021, mostrando que, apesar de sua volatilidade, foi uma classe de ativos de alto desempenho.

Bitcoin vs. Ativos Populares

Uma maneira de expressar os retornos ajustados ao risco é usando o índice de Sharpe, que descreve os retornos de um investimento em relação à sua volatilidade, medida pelo desvio padrão. Portanto, quanto maior o índice de Sharpe, melhor o retorno ajustado ao risco. Um índice de Sharpe de três ou mais seria considerado ‘excelente’, enquanto um índice de Sharpe inferior a um seria ‘subótimo’.

Apesar do risco e da volatilidade, os retornos do Bitcoin foram positivos ao longo de um, cinco e dez anos.

Bitcoin vs. Ações de Tecnologia

Ações de tecnologia como Google e Microsoft são frequentemente usadas como exemplos de ativos com retornos ajustados ao risco positivos. No entanto, os retornos do Bitcoin também foram fortes e ofereceram mais retornos ajustados ao risco do que a maioria das ações de tecnologia no ano passado.

Investir Facilmente em Bitcoin

O Bitcoin e outros ativos digitais emergentes mostraram que podem oferecer um prêmio de risco atraente para investidores dispostos a tolerar volatilidade significativa a longo prazo, especialmente quando comparados a outros ativos principais.

Se você busca ajuda de um time qualificado e independente para te guiar nesses movimentos de mercado, entre em contato com a Zanella Wealthhttps://zanellawealth.com.br/contato/

Renan Zanella, CFA
Renan Zanella, CFA
Artigos: 110

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *