O QUE É INFLAÇÃO IMPLÍCITA ANBIMA?
Com certeza você já ouviu falar do IPCA, o índice de inflação oficial do país calculada pelo IBGE, que e retrata o que aconteceu no passado, ou seja, qual foi a inflação do último mês e do último ano. A inflação implícita, diferentemente, reflete uma expectativa da inflação para os próximos anos.
Essa inflação projetada não vem da opinião de alguns economistas. Essa inflação é extraída a partir dos títulos públicos que são negociados e mostra o que os participantes do mercado pensam que vai acontecer nos próximos anos.
Para realizar o cálculo, precisamos subtrair o retorno o retorno real dos títulos atrelados à inflação do rendimento nominal dos títulos prefixados.
Se você acessar o site do Tesouro Direto é possível encontrar o rendimento dos títulos. Portanto basta selecionar títulos com o mesmo vencimento e realizar o cálculo para encontrar a inflação implícita.
Conceitualmente, o cálculo correto é (1+taxa nominal) / (1+taxa real). Mas se você fizer o cálculo mais rápido de subtração, já vai chegar num valor muito próximo daquilo que o mercado está precificando como inflação implícita.
COMO CALCULAR A INFLAÇÃO IMPLÍCITA?
No site da ANBIMA, você pode colocar para aparecer em tela a curva da inflação implícita, e assim descobrir o que o mercado está esperando de inflação para os próximos anos.
COMO USAR ESSE CONHECIMENTO NO MOMENTO DE INVESTIR EM RENDA FIXA? ONDE INVESTIR PARA GANHAR DA INFLAÇÃO?
Devido ao princípio da eficiência do mercado, a expectativa do retorno do título prefixado e do título atrelado à inflação devem ser a mesma num dado momento.
Então, se você tem um título prefixado pagando 10% e um título atrelado à inflação pagando IPCA mais 5%, a expectativa média do IPCA é 5%, porque o retorno esperado deles tem que ser o mesmo. Se o retorno esperado deles fossem diferentes, vamos supor que eu acredito que o título prefixado vai me pagar muito mais do que o título atrelado à inflação. Eu simplesmente vou vender tudo que eu tenho aqui e vou comprar o máximo que eu puder aqui. E ao fazer esse movimento, as taxas naturalmente vão se ajustar até chegar num ponto em equilíbrio.
Para superar o mercado e obter retornos superiores na renda fixa, basta comparar a sua expectativa de inflação vs a expectativa do mercado.
Por exemplo, você entrou no site da Anbima e viu que a inflação implícita é 6% para os próximos 5 anos e você acredita que é inflação de verdade, ou seja, a sua opinião é que ela vai ser mais do que 6%, mais do que o mercado está projetando, neste caso você deve comprar um título atrelado à inflação. Mas se a sua opinião é que a inflação vai ser menor do que os 6% que o mercado está precificando, seria mais apropriado comprar um título prefixado.
E é dessa forma que você consegue pegar a sua opinião, a sua expectativa e fazer aquilo se transformar em dinheiro e em retorno para sua carteira.
Quer ajuda de um consultor profissional e independente para te guiar nesses movimentos de mercado? Entre em contato com a Zanella Wealth https://zanellawealth.com.br/contato/