Muitos investidores gostam de se iludir, mesmo que de maneira inconsciente, quando o assunto é “rentabilidade futura” nos investimentos. Para onde quer que olhe, verá avisos nas corretoras e nos bancos, dizendo “rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura”. Mas como nós somos seres de carne e osso e não apenas planilhas de excel, não adianta tanto assim os avisos.
“O INVESTIMENTO PERFEITO”
Um excelente exemplo é o gráfico abaixo. Seja honesto, qual dos 4 ativos abaixo você tenderia a escolher para investir? Tenho certeza que a rentabilidade do ativo em laranja lhe chamou a atenção, mas a sua volatilidade não parece tão interessante. Logo, vou deduzir que você escolheria o ativo representado pela linha rosa, por ser o segundo com maior rentabilidade e extremamente estável.
Bem, se esse foi seu caso, eu sinto muito informar, mas o ativo que você escolheu foi o “Fairfield Sentry”, famoso fundo do Bernard Madoff, preso por estruturar um esquema de pirâmide dentro do seu fundo. Pois é, a frase “rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura” não cansa de se provar verdade.
CONCLUSÃO
O investidor Howard Marks possui uma frase que representa muito bem a nossa teimosia em querer usar o passado como a certeza do que virá no futuro:
“Árvores não crescem até o céu. Poucas coisas vão a zero. E poucas coisas são mais perigosas para a saúde do investidor do que a insistência em extrapolar os eventos de hoje para o futuro.”
É por esse motivo que o nosso maior desafio ao investirmos é combater os nossos vieses, que certamente vão nos incentivar a tomar decisões ruins.
Se você busca ajuda de um time qualificado e independente para te guiar nesses movimentos de mercado, entre em contato com a Zanella Wealth: https://zanellawealth.com.br/contato/