Mark Minervini é considerado por muitos profissionais o maior trader da atualidade. Possui experiência de mais de 40 anos, campeão do US Trading Championship e acumula retornos superior a 3 dígitos ao ano com muita consistência.
Ele é autor dos livros Trade like a Stock Market Wizard; Think & Trade like a Chamipn; Mindset Secrets of winnings, além de ter participado em captíulos pontuais de outros livros de trading. Mark também possui uma plataforma online com acesso em tempo real às suas recomendações de compra e venda, chamada Minervini Private Access
Em seu principal livro Trade like a Stock Market Wizard – infelizmente ainda sem tradução para o português – ele detalha e revela como ocorre a movimentação dos preços de uma ação, separando o processo em 4 fases principais.
Fase 1: O preço da ação oscila em torno da média móvel de 200 dias ou 40 semanas com pouco volume
Este é um estágio inicial, portanto não é possível notar uma tendência bem definida de precificação.
Segundo ele, esta não é a fase para adicionar o ativo ao portfólio. O ideal é apenas aguardar para ver se a ação chega a avançar para o estágio 2, o que implicaria num aumento do volume de negociações.
Fase 2: O ativo apresenta volumes maiores nos dias de alta e volumes menores nos dias de baixa (em uma frequência diária e semanal).
A ação passa a ter um preço acima de média móvel de 150 dias – que já se encontra também acima da outra média, a de 200 dias.
Estando positivamente inclinada, a média móvel de 200 dias aponta uma clara tendência de alta.
Com altas e baixas ascendentes, essa é a fase que queremos surfar e é quando o ativo multiplica seu preço por algumas vezes.
Nesta fase também as estimativas de lucro são revisadas para cima, o crescimento se fortalece e o preço das ações se multiplica, essa é a fase de maior retorno para os traders e investidores
Fase 3: Aumento da volatilidade
A partir do alto volume de negociações, a tendência é que ocorra uma forte queda, fazendo com que o preço da ação fique abaixo da média móvel de 200 dias – que já se encontra em tendência de queda ou estado “flat”.
“A essa altura, você já deveria ter vendido suas ações”, diz Renan.
Fase 4: Preço abaixo da média móvel de 200 dias e próximo da 52ª semana em queda
Com um volume que se posiciona como altíssimo em dias de queda, as médias móveis mais curtas se encontram abaixo das médias móveis mais longas.
É comum nesta fase que o múltiplo de uma ação esteja diminuindo e aparente estar em um patamar mais razoável, mas com a desaceleração no crescimento, as estimativas de lucro são reduzidas e as ações sofrem um forte revés.
Quer ajuda de consultor profissional e independente para te guiar nesses movimentos de mercado? Entre em contato com a Zanella Wealth https://zanellawealth.com.br/contato/