É justo, depois de vermos a alta vertiginosa que as ações da Nvidia tiveram nos últimos anos, nos perguntarmos se ela tem ou não fundamento. No início de 2020, as ações custavam aproximadamente $ 6, reajustando pelos dividendos e desdobramentos. Hoje, ela está custando aproximadamente $ 102. Mas afinal de contas, essa alta toda é justificável, ou não passa de mais uma bolha que, cedo ou tarde, irá ruir?
PRINCIPAL FUNDAMENTO DE UMA AÇÃO
O fundamento principal de uma empresa é a sua capacidade de gerar lucro. Quando este dado está crescendo de maneira saudável, temos um sinal positivo para um provável aumento dos preços de suas ações. E, naturalmente, o contrário também é verdadeiro.
CASO DA NVIDIA
Quando comparamos o preço da Nvidia com o seu lucro, fica fácil notar que a sua alta teve fundamento. Desde janeiro de 2020, seu lucro por ação saiu de $ 0,11 centavos até os atuais $ 1,72 centavos, ou seja, uma alta de 15,6x, o que representa um retorno médio anual de 84,5%. Números muito semelhantes aos vistos nas suas ações, que tiveram um aumento de 17x no mesmo período.
Outra forma de constatar esse fenômeno é avaliando o indicador Preço / Lucro futuro.
PREÇO / LUCRO FUTURO
O indicador de preço mais comum é o Preço / Lucro. Mas aqui, iremos avaliá-lo considerando as estimativas de lucro para os próximos 12 meses, pelo fato do mercado estar sempre olhando para o futuro, e não para o passado. Interpretando este indicador, podemos constatar que a Nvidia continua no mesmo patamar de múltiplo do início de 2020, apesar da sua alta estrondosa. Em outras palavras, a empresa se apreciou em linha com os seus fundamentos.
E agora surge mais uma dúvida: esse crescimento de lucro é sustentável?
LUCRO FUTURO DA NVIDIA
Os analistas de mercado estimam que o lucro da Nvidia siga crescendo nos próximos anos, porém, numa taxa muito menor. A média de crescimento anual esperado para os próximos 10 anos é de 16,7%, um número bem menor do que aquele visto nos últimos 4 anos e meio. De toda forma, aparentam ser números robustos, mas talvez não suficientes para sustentar os atuais múltiplos.
CONCLUSÃO
O futuro é incerto e isso não é surpresa para ninguém. De um lado, temos os defensores da empresa que mais se beneficiou do boom da Inteligência Artificial, dizendo que ela é a base para a infraestrutura que tornará a sociedade muito mais eficiente, ao longo dos próximos anos. Do outro lado, temos aqueles que afirmam que o maior investimento em infraestrutura será realizado no futuro próximo, e que depois os maiores vencedores não serão os fornecedores do produto (nesse caso, os chips), mas sim os prestadores de serviços ligados a IA. No final, o tempo dirá quem está certo.
Se você busca ajuda de um time qualificado e independente para te guiar nesses movimentos de mercado, entre em contato com a Zanella Wealth: https://zanellawealth.com.br/contato/