DÓLAR: Como estimar para onde ele vai?

Uma das frases mais famosas no mercado financeiro é “a melhor forma de perder a credibilidade é tentar prever o preço do dólar”. E, sem dúvidas, ela carrega uma sabedoria popular. Porém, isso não significa que não existam indicadores que nos ajudem a estimar a direção do dólar. O indicador que vamos trabalhar hoje será o Retorno Total dos Títulos CCC- do Bank of America.

Retorno Total dos Títulos CCC-

O Retorno Total dos Títulos CCC- reflete o apetite ao risco, por parte dos investidores. Quando as taxas de juros estão baixas e as boas opções se tornam escassas, é comum que os investidores comecem a aumentar o perfil de risco de suas carteiras, pressionando os spreads de crédito e fazendo os títulos se apreciarem. Por outro lado, quando o risco sobe, não só os juros podem aumentar, como os spreads também podem, gerando uma queda muito intensa, devido à Marcação a Mercado.

Histórico Comparativo com o Dólar

O índice feito pelo Bank of America costumou caminhar na direção oposta ao dólar. Em parte, podemos deduzir que isso se deve pelo fato do Brasil ser um país emergente e, para fins práticos, um país arriscado, aos olhos do investidor estrangeiro. Logo, quando a percepção de risco global sobe, é compreensível que não só os títulos de baixa qualidade se depreciem, mas também que o real se enfraqueça, em relação ao dólar.

Correlação

Fica mais fácil de verificar esse fenômeno ao calcularmos a correlação entre os dois ativos. Abaixo, trago o gráfico da correlação de 20 semanas e, como podemos notar, na maior parte do tempo, o dólar e o índice high yield possuíram uma correlação negativa. Porém, também é importante citar que nem sempre essa afirmação é verdadeira. Existem momentos nos quais ambos os preços se movem na mesma direção, o que pode ser um sinal de possível reversão à frente, seja para retomar uma tendência de alta, seja para iniciar uma correção. 

Conclusão

Estamos hoje em um dos breves momentos onde o dólar está indo na contramão do Índice High Yield do BofA. Não podemos afirmar se essa divergência se deve a peculiaridades locais, como o temor envolvendo as falas recentes do atual presidente, colocando em xeque o recém-nascido arcabouço fiscal, ou devido a aleatoriedades inerentes do mercado.De todo modo, é sempre importante ficar de olho em indicadores chave como esse.

Se você busca ajuda de um time qualificado e independente para te guiar nesses movimentos de mercado, entre em contato com a Zanella Wealthhttps://zanellawealth.com.br/contato/

Renan Zanella, CFA
Renan Zanella, CFA
Artigos: 116

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *