O Bitcoin atingiu recentemente a marca dos 67 mil dólares, totalizando um Market Cap de 1,3 trilhão de dólares. E com isso surge a pergunta: até onde ele pode se apreciar? Foi com a intenção de tentar responder essa pergunta que desenvolvemos o estudo de hoje.
BITCOIN X BOLSA BRASILEIRA
Para fins de comparação, a bolsa brasileira possui um valor de mercado de 1,03 trilhão de dólares. Ou seja, dado o preço atual do Bitcoin (04/03/24), seu valor de mercado representa 1,29 vezes a bolsa brasileira. Nada mal, para um ativo que existe a apenas 15 anos.
BITCOIN X OURO
Por possuir várias características semelhantes ao ouro, o Bitcoin costuma ser chamado de “ouro digital”. Sendo assim, nós podemos usar o valor de mercado do ouro para ter uma estimativa do potencial do Bitcoin. Naturalmente, como estamos trabalhando com estimativas, elas não devem ser interpretadas como recomendações de investimento. Tendo dito isso, vamos aos números.
O valor de mercado do ouro está em 14,3 trilhões de dólares, o que faz o Bitcoin possuir apenas 9,29% do market cap do ouro.
Gostaria de deixar uma pergunta para você: quantos % do valor de mercado do ouro você acredita que o Bitcoin será capaz de atingir? Possui uma inflação controlada, o que confere uma quantidade limitada, é descentralizado, auditável (mas sem perder a privacidade), não deteriora, é imutável em suas regras centrais, transferível e perfeitamente divisível. Em vários desses aspectos, o Bitcoin é superior ao Ouro. Por isso, caso o Bitcoin se prove uma reserva de valor (fato que parece cada dia mais próximo, dada todas as suas características intrínsecas), não me parece impossível que, no futuro, o valor de mercado do Bitcoin até supere o market cap do ouro. Pense nisso.
BITCOIN X BOLSA NORTE AMERICANA
Com um valor de mercado de 50,8 trilhões de dólares, a bolsa norte americana representa um valor 38,3 vezes superior ao Bitcoin. Ou, dito de outra forma, o Bitcoin possui um market cap de apenas 2,61% de todas as ações dos EUA.
BITCOIN X AÇÕES GLOBAIS
Já com relação a todas as ações do mundo, que totalizam 102,4 trilhões de dólares, o Bitcoin possui apenas 1,3% de todo o marketcap, sendo um resultado 77,2 vezes menor.
BITCOIN X BONDS GLOBAIS
Tendo como parâmetro os títulos de dívida globais que, segundo os dados mais recentes, possuíam 129,8 trilhões de dólares (2022), o Bitcoin detém apenas 1,02% do market cap. Uma distância e tanto entre as duas classes de ativo.
BITCOIN X COMMODITIES
Quando comparado ao mercado de commodities (matérias primas), o Bitcoin possui apenas 1,01% dos 130 trilhões de dólares desse mercado.
BITCOIN X SETOR IMOBILIÁRIO
Olhando para o mercado imobiliário global (Real Estate), a comparação com o Bitcoin fica ainda maior, evidenciando o potencial que esse ativo pode alcançar. No patamar de 67 mil dólares, o Bitcoin possui apenas 0,35% dos 379,7 trilhões de dólares alocados em imóveis, ao redor do mundo. Ou seja, um potencial 286 vezes.
CONCLUSÃO
Espero que as comparações sirvam não só para ilustrar quão longe o Bitcoin já chegou (ao superar a bolsa brasileira, por exemplo), mas também quão longe ele ainda é capaz de chegar, dado todo o mercado mundial.
Se você busca ajuda de um time qualificado e independente para te guiar nesses movimentos de mercado, entre em contato com a Zanella Wealth: https://zanellawealth.com.br/contato/