Muitos afirmam que a economia brasileira é muito dependente do desempenho das commodities. Ou seja, quando elas estão com seus preços relativamente altos, o PIB do Brasil vai bem, e vice versa.
Pois bem, é com o objetivo de verificar se esta afirmação reflete a realidade que este artigo foi elaborado.
PIB BRASILEIRO X COMMODITIES
Plotando em um gráfico tanto o PIB do Brasil em dólares quanto o índice de commodities (CRB), conseguimos constatar que existe alguma semelhança no padrão de comportamento.
VARIAÇÃO EM JANELAS DE 12 MESES
A semelhança no comportamento de ambas as métricas fica ainda mais perceptível quando avaliamos as variações em janelas móveis de 12 meses.
CORRELAÇÃO
E o mesmo fenômeno ocorre quando avaliamos a correlação entre o PIB brasileiro e o índice de commodities. Como podemos verificar, na maior parte do tempo, a correlação entre o PIB do Brasil e as commodities foi positiva e, em vários momentos, próxima de 1 (ou 100%).
CONCLUSÃO
Como ficou claro, as commodities realmente possuem uma influência elevada na economia brasileira. O que tende a nos beneficiar em certos períodos, mas nos fragiliza em outros. Em especial, quando a economia global está desaquecendo e as commodities estão em queda.
Se você busca ajuda de um time qualificado e independente para te guiar nesses movimentos de mercado, entre em contato com a Zanella Wealth: https://zanellawealth.com.br/contato/