A Crescente (I)rrelevância do Brasil no PIB Global

INTRODUÇÃO

Uma das formas de medir se um país está crescendo é ver o seu tamanho em relação ao restante do mundo. Quando o assunto é o Produto Interno Bruto (PIB) de uma nação, podemos analisar a sua representatividade global. E é justamente isso que iremos fazer, ao longo deste artigo.

FONTE DOS DADOS

Para realizar o estudo, utilizamos os dados fornecidos pelo site Gapminder.org referentes ao PIB per capta ajustado pela Paridade do Poder de Compra (PPC) e à população de todos os países disponíveis.

ANÁLISE HISTÓRICA DESDE 1800

Como podemos notar, o Brasil seguiu uma tendência de alta, partindo de 1800, quando possuía 0,21% do PIB mundial, até o ano de 1980, quando a sua participação no PIB global atingiu 3,33%. Contudo, de lá para cá, esse percentual vem caindo, e de maneira acelerada. Em 2023, a participação atingiu 2,35% do PIB mundial, o que representa uma queda de quase 1%, em relação à máxima atingida em 1980.

POSSÍVEIS CAUSAS DA INFLEXÃO NEGATIVA

Não podemos afirmar os motivos para essa inflexão tão acentuada, mas podemos levantar possíveis fatores como o esgotamento do boom populacional, carga tributária elevada e crescente, desincentivo a investimento estrangeiro, insegurança jurídica etc.

O BRASIL TEM SOLUÇÃO?

A melhor alternativa para um país que deseja retomar um aumento sustentável do PIB e reaver o seu crescimento acima da média mundial é permitindo que a Liberdade Econômica volte a crescer no país. Sem isso, dificilmente o Brasil voltará à tendência vista entre 1800 e 1980.

Se você busca ajuda de um time qualificado e independente para te guiar nesses movimentos de mercado, entre em contato com a Zanella Wealthhttps://zanellawealth.com.br/contato/

Renan Zanella, CFA
Renan Zanella, CFA
Artigos: 110

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *